Você já ouviu falar no sistema presente em veículos mais modernos, denominado “start-stop”, que tem como um dos benefícios a economia de combustível?

Pois é, o sistema “start-stop” foi criado na década de 1970 exatamente com esta intenção: poupar mais combustível.

Isso porque o sistema funciona assim: ao parar o veículo sem desligar, como por exemplo num sinaleiro, a chave do contato, a central eletrônica, ao perceber se tratar de uma parada rápida, automaticamente corta o funcionamento das velas e a injeção de combustível.

Já em carros equipados com câmbio automático, o sistema se ativa quando o motorista mantém o pedal de freio pressionado, enquanto nos veículos manuais, geralmente, exija-se que o câmbio seja colocado na posição neutra e que a embreagem não esteja pressionada.

Este incrível sistema, embora criado na década de 1970, começou a equipar os carros apenas recentemente, nestes últimos 10 anos – e cada vez mais vem se popularizando e ganhando entusiastas do sistema.



Ao acionar o “start-stop”, o carro “morre”?

Não! Este é o grande ponto do sistema “start-stop”: ele é feito para que o carro desligue e ligue facilmente, sendo um religamento mais rápido do que a partida original feita na chave ou no botão.

Outro benefício do sistema, inclusive, é que ele é feito para evitar vibrações e trepidações incômodas, o que garante conforto e tranquilidade aos passageiros.

O “start-stop” aumenta o consumo de bateria?

Também não! E isso por uma razão bem simples; as baterias dos veículos com sistema “start-stop” são reforçadas exatamente para que esse tipo de “liga e desliga” seja suportado com naturalidade pela bateria.

A economia proporcionada pelo sistema “start-stop” é significativa?

Sim! Afinal, de acordo com as montadoras, o sistema “start-stop” pode contribuir decisivamente para uma redução de até 15% no consumo de combustíveis, bem como na emissão de CO². Em algumas situações de trânsito pesado, a economia pode chegar a até 20%.

O botão “start-stop” presente no painel é o do sistema “start-stop”?

Não! É bastante comum confundir o botão de partida do carro, também designado como “start-stop”, com o do sistema “start-stop”. Para quem não sabe, veículos com chave presencial contam com esse grande botão no painel, que serve para dar partida no motor. O botão do sistema “start-stop” é sempre uma letra A (maiúscula) circulada por uma seta.

Gostou de aprender mais sobre o sistema “start-stop”? Continue acompanhando o Grupo Saga pelos nossos blogs e redes sociais redes sociais.